top of page

A Reflexogolia

A reflexologia foi redescoberta pelo dr. William Fitzgerald, nascido nos EUA, em 1895, graduou em medicina na Universidade de Vermont, no inicio do seculo, ele começou a considerar a possibilidade de tratar o corpo por meio de pontos de pressão identificados nos pés. Em seu livro ele cita:

"A Índia e a China conheciam, há cinco mil anos, uma forma de tratamento por meio de pontos de pressão. Esse conhecimento, no entanto, parece ter perdido ou ter sido esquecido. Talvez ele tenha sido deixado de lado em favor da acupuntura que surgiu como o ramo mais forte da mesma raiz."

A sola ou planta dos pés e a palma das mãos são uma imagem espetacular do corpo inteiro, isso porque é aí que a energia termina e os reflexos são encontrados. A energia que termina nos pés é mais forte do que a que termina nas mãos, razão por que é muito mais benéfico tratar os pés. Se houver um bloqueio de energia em alguma zona, o paciente terá dor quando essa área particular estiver sendo tratada nos pés.

Segundo o dicionário médico, a palavra "reflexo" significa uma contração muscular involuntária decorrente de um estímulo externo e produzida por um órgão central como a medula espinhal. No contexto da terapia de zonas de reflexo, a palavra "reflexo" não é usada nesse sentido, mas com o significado de reflexão de todo o organismo, cabeça, pescoço e tronco, numa pequena tela que são os pés.

A reflexologia ensina que uma energia vital chamada força de vida ou prana circula de uma maneira rítmica equilibrada entre todos os órgãos do corpo. Ela também permeia toda célula e tecido vivos. Se essa energia for bloqueada, o órgão relacionado com o bloqueio passará a sofrer algum mal-estar. Do mesmo modo, as doenças vinculadas com as bactérias e vírus podem perturbar o equilíbrio energético do corpo.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

2017 Lua Branca

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
bottom of page